domingo, 22 de janeiro de 2012

Outono/Inverno 2012

Inverno terá veludos, peles, preto, vermelho e dourado
Reinaldo Lourenço é um dos que apostam na continuidade da pele como tendência para o inverno. Foto: Roberto Filho/AgNewsReinaldo Lourenço é um dos que apostam na continuidade da pele como tendência para o inverno

 
O terceiro dia da 32ª edição da São Paulo Fashion Week confirmou algumas tendências que prometem ser fortes no próximo inverno. E entram as cores, as formas e os materiais usados. Se no Fashion Rio, o preto não foi unanimidade, em São Paulo ele surgiu em todos os desfiles do dia, começando pelo estupendo e "religioso" Reinaldo Lourenço até o magnífico Samuel Cirnansck, com seu trabalho em tecido desfiado à exaustão que lembravam peles e lã.
O preto, assim como o vermelho também presente em Reinaldo, surgiu na Ellus, que também apostou no coral e no dourado (sim, a cor da estação), metal presente no desfile de Samuel, que trouxe ainda o branco. Mas ainda cabem no guarda-roupa de inverno outras peças coloridas, como amarelo, laranja, verde e muito azul, sem mencionar o cobre e o prata, dentro da onda de metalizados.
Nos materiais usados, o veludo cristal parece ser o rei do inverno. A textura do tecido cai como uma luva para as silhuetas retas e chiques que pedem a estação. O veludo surgiu no Reinaldo, Mario Queiroz, Huis Clos. Lãs pesadas ou trabalhadas de forma leve, como a dublada da Huis Clos, que dava aspecto de moletom, são materiais imprescindíveis. E as rendas, sempre presentes.
Outra matéria imprescindível são as peles, falsas ou verdadeiras, que também deram as caras nos desfiles, como no de Reinaldo e Ellus. No de Samuel, a falsa pele surgiu com o efeito dado no tecido trabalhado, desfiado ou tricotado, que proporcionavam volume e caimento aos vestidos e casacos longos, muitos finalizados com rendas e cristais.
As formas retas, justas ou mais afastadas do corpo, são tendências quentes para silhueta de inverno. Cada um com sua leitura, mas todos nesse caminho que pede ora construções mais estruturadas, ora bem justas. Lembrando que os ombros são pontos valorizados pelos estilistas, mas sem exageros.
São Paulo Fashion Week
A SPFW é o evento de moda mais importante da América Latina e atrai diversas marcas nacionais renomadas e modelos internacionais, além, claro, de celebridades e fashionistas. A edição de inverno 2012, a 32ª do evento, acontece entre os dias 19 e 24 de janeiro de 2012, no prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Algumas grifes decidiram apresentar suas coleções em locais externos da cidade, como Cavalera, Neon, Reinaldo Lourenço e Pedro Lourenço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário