sábado, 21 de janeiro de 2012

História da Hering...


HERING

A HERING inaugurou o conceito “o básico que é fashion”, vestindo e traduzindo o comportamento de milhares de pessoas no Brasil e também no exterior. Durante muitos anos, no Brasil e em boa parte do mundo, o nome HERING foi sinônimo imediato de camiseta básica. E não foi por acaso que surgiu essa identificação. Ao longo de sua história, fabricou e vendeu no mercado mais de 5.5 bilhões de camisetas. Para se ter uma idéia da grandeza desse número, considerando a atual população brasileira, isso daria mais 30 camisetas para cada habitante do país. Transformar uma marca em sinônimo de um produto é certamente um feito reservado à poucos. Mas a HERING também se tornou, mais recentemente, sinônimo de conforto e estilo, traduzindo-se em moda, causal, diurna e acessível. A marca é capaz de se reinventar mantendo sempre a sua identidade e tradição sem perder a sintonia com as tendências, cores e formas da moda.

A história
A história da Cia. Hering une-se de forma inseparável à saga dos Hering, uma família de imigrantes alemães que, como tantas outras que vieram para a América acabou por escrever um importante capítulo do desenvolvimento do Vale do Itajaí e do estado de Santa Catarina. Com a grande crise vivida pela Europa, após um violento período de guerras, Hermann Hering ouvira falar de uma nova colônia, fundada em 1850 pelo Dr. Blumenau, em Santa Catarina, Brasil, onde a agricultura e a pequena indústria começavam a prosperar. Ainda sem infra-estrutura, Blumenau despontava como um povoado que se dedicava ao trabalho e valorização da educação, cultura e arte. Entusiasmado com a oportunidade, Hermann aportou na colônia em 1878, juntamente com seu irmão Bruno.


Recém chegados da Alemanha, os primeiros instantes não foram fáceis para os irmãos Hering. Porém, após algum tempo, eles perceberam uma grande chance de explorar um mercado promissor: não havia ainda nenhuma tecelagem na região e roupas e tecidos estavam entre os produtos importados mais caros. Em 1880, Hermann comprou um tear circular e um caixote de fios, em seguida escreveu à esposa, Minna, pedindo que ela encaminhasse ao Brasil seus filhos mais velhos, Paul e Elise. Assim, teve início a produção de uma pequena tecelagem chamada “Trikotwaren Fabrik Gebrueder Hering”, que fabricava camisetas de algodão. Mesmo com recursos técnicos rudimentares, a tecelagem contava com um fator decisivo para sua sobrevivência e crescimento: a família Hering vinha de uma longa tradição de tecelões, nascida, séculos antes, na cidade de Hartha, interior da Alemanha.


Hering é a palavra alemã que designa o arenque (tipo de peixe semelhante à sardinha), daí o logotipo da empresa ter sido composto por dois peixinhos, cada um deles simbolizando um dos irmãos.


A produção de camisetas de malha de algodão aumentou com a aquisição de novas máquinas, contratação de funcionários, ampliação das instalações e a vinda de toda a família para o Brasil. Enquanto Hermann coordenava a parte produtiva, seu irmão Bruno vendia os produtos em toda a colônia, indo até Itajaí, distante 50 quilômetros. Em 1882, a qualidade das camisetas costuradas por Johanna e Nanny - filhas de Hermann – garantiu à HERING uma medalha de prata numa exposição do Rio Grande do Sul. Em 1893, o negócio assumiu juridicamente o porte de empresa registrada com a denominação de Comercial Gebrueder Hering.


Quando Hermann morreu, em 1915, a empresa já era a maior malharia brasileira. Mesmo assim, a empresa crescia e, às vésperas da primeira guerra mundial, foi adquirida uma fiação completa com 2.600 fusos. Isto proporcionou à HERING independência do mercado externo de fios de algodão e uma passagem segura pelos tempos de recessão ocorridos durante a guerra, onde as matérias-primas eram racionadas. Devido à escassez da mão-de-obra instaurada em 1929, já com a denominação de Companhia Hering, se iniciou a descentralização da costura, com a aquisição de uma fábrica em Indaial, localizada também em Santa Catarina. A medida ia ao encontro com as aspirações e necessidades de atingir novos municípios e estabelecer o desenvolvimento das regiões através da geração de milhares de novos empregos.


A segunda geração da família assumiu os negócios e dinamizou ainda mais a empresa: complementaram suas atividades empresariais ampliando e construindo novas unidades dentro e fora do município de Blumenau. A Cia. Hering foi a primeira exportadora de vestuário do Brasil. O início das exportações se deu em 1964, estabelecendo parcerias de longo prazo com países com os quais negociava. Na década de 60, adotando uma filosofia empresarial avançada, voltada para a valorização do trabalho e atualização permanente do seu parque industrial, a empresa passou por sucessivas etapas no seu processo de crescimento, tornando-se a maior malharia da América Latina. Na década de 80 a empresa comemorou seu centenário confirmando-se como uma das marcas mais consagradas do país e presença constante nos guarda-roupas de milhões de brasileiros. O público consumidor evoluiu, se atualizou, ficando cada vez mais exigente e buscando produtos e serviços com alto valor agregado.


Com o objetivo de criar pontos de referência e destaque para marca e apresentar, de forma inovadora, a ampla variedade de produtos HERING em regiões nobres e formadoras de opinião, foi implantada em 1993 na cidade do Rio de Janeiro, no Shopping Via Park, a primeira loja HERING FAMILY STORE (atualmente chamada de HERING STORE). Este conceito evoluiu para tornar-se uma grande rede de franquias nacional no segmento de vestuário. Ao longo de sua história, a empresa fabricou e colocou no mercado bilhões de camisetas. Esse volume grandioso se consagrou em 1997, quando a HERING alcançou o número de 5 bilhões de camisetas fabricadas e distribuídas ao mercado. A partir de 2002, a empresa deu início a um novo projeto, com lojas mais compactas de até 100m², contemplando o mesmo mix de produtos e comunicação visual. Recentemente, em julho de 2008, a marca inaugurou sua loja on-line, vendendo produtos da HERING e HERING KIDS pela Internet. Manter-se bem sucedida no mercado, conquistar e encantar cada vez mais clientes e consumidores é um desafio constante. Por isso, a empresa investe em suas marcas, inovando e surpreendendo, sempre.


2010 foi um ano muito especial para a HERING: tudo porque a empresa, que é a maior franquia de vestuário do Brasil, comemorou 130 anos de uma história cercada de grandes conquistas, crescimento e a certeza da construção de uma marca que é reconhecida por mais de 90% dos brasileiros em todas as classes sociais. Para marcar as comemorações, muitas ações foram realizadas. A principal delas foi a criação do Museu Hering, que resgata os 130 anos da história da empresa, cuja história está ligada ao desenvolvimento industrial do país. O espaço foi criado em um imóvel tombado como patrimônio histórico do estado de Santa Catarina. A casa, construída em enxaimel, tradicional técnica arquitetônica de influência alemã, tem 435m2 e fica na entrada da sede da empresa em Blumenau. O museu foi inaugurado em agosto e já faz parte do circuito turístico da cidade catarinense. Além de um centro de memória representado por equipamentos, peças de roupas, tecidos e aviamentos, estampas e embalagens, documentos e fotografia; o museu conta ainda com um espaço cultural que pode ser utilizado para diversas atividades com o objetivo de democratizar a educação e o lazer à todas as camadas sociais da população.


A linha do tempo
1965
Início do licenciamento de uma linha com personagens Disney.
1979
Lançamento da marca PUC, com roupas alegres, descontraídas e coloridas voltadas para um público infantil. A marca foi a primeira a transportar o universo fashion para a moda infantil com valor agregado.
1992
Lançamento da marca HERING KIDS, criada para proporcionar conforto, beleza e liberdade para as crianças. São roupas e acessórios cheios de vida, criados com muitas cores. Cada coleção traz desenhos e detalhes que transmitem alegria e modernidade.
1994
Implantação do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
1998
Lançamento da DZARM, marca jeanswear para o público jovem, principalmente feminino.
Inauguração da primeira loja no novo conceito HERING STORE.
2004
Início de um projeto de expansão que englobou a criação do cartão de crédito Hering Store. Atualmente existem mais de 172 mil cartões ativos.
2006
Inauguração da primeira HERING STORE dentro do novo modelo arquitetônico, modelo flagship, no Shopping Higienópolis em São Paulo.
2008
Inauguração de sua loja de número 200, localizada na cidade de Curitiba.
2010
Lançamento de uma nova coleção Fitness composta por peças confortáveis e modernas fabricadas em diversas matérias-primas, com cós anatômico, que modelam sem apertar.


Empresa do bem
Seguindo os princípios da inovação, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente, a HERING sempre adotou em todos os processos de fabricação a consciência voltada à sustentabilidade. Em 1995, a empresa foi a primeira parceira no Brasil do IBCC - Instituto Brasileiro de Controle do Câncer - na campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”. Em 2002, recebeu o prêmio em Nova York do CFDA - Council of Fashion Designers of America - pelo sucesso de arrecadação da campanha, ultrapassando o número de 5 milhões de camisetas vendidas e contribuindo para o tratamento gratuito de mais de 800 mil mulheres.


Em cada edição do São Paulo Fashion Week, um estilista cria uma nova camiseta especial para a campanha. A versão atual é da grife Walter Rodrigues. Nos anos anteriores, já participaram grandes nomes da moda como Marcelo Sommer, Alexandre Herchcovitch, Fause Haten, Walter Rodrigues, Cavalera, Valdemar Iódice, Amir Slama por Rosa Chá, Ricardo Almeida, Oskar Metsavaht por Osklen, Lino Villaventura, Isabela Capeto e Ronaldo Fraga. Além disso, a campanha utiliza personalidades para divulgar tão ato nobre.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por pequenas modificações anos atrás. A cor e a tipologia da letra foram modificadas e o tradicional símbolo dos dois peixinhos foi posicionado do lado esquerdo do nome.


Os slogans
Desde sempre. (2008)
Eu uso HERING desde sempre. (2007)
O básico que é fashion. (2005)
O Básico do Brasil.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1880
● Fundador: Hermann e Bruno Hering
● Sede mundial: Blumenau, Santa Catarina, Brasil
● Proprietário da marca: Cia Hering
● Capital aberto: Sim (2007)
● Presidente do conselho: Ivo Hering
● Diretor presidente: Fábio Hering
● Faturamento: R$ 1 bilhão (2010)
● Lucro: R$ 212 milhões (2010)
● Valor de mercado: R$ 5.8 bilhões (junho/2011)
● Fábricas: 9
● Lojas: 350
● Presença global: 35 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 4.500
● Segmento: Indústria Têxtil e Moda
● Principais produtos: Camisetas, moletons, pijamas, cuecas e meias
● Outras marcas: PUC e Dzarm
● Ícones: As camisetas básicas
● Slogan: Desde sempre.
● Website: www.hering.com.br

A marca no mundo
A sede e principais fábricas da Cia. Hering, uma das maiores empresas de varejo e design de vestuário do Brasil, ficam em Blumenau, Santa Catarina, constituindo o maior grupo privado empregador da cidade. Atualmente, a empresa conta com 350 lojas — a grande maioria franquias — e 15.900 pontos-de-venda de varejo multimarcas em todo o Brasil, que aumentaram significativamente o volume de peças comercializado. No exterior, a empresa conta ainda com 15 lojas franqueadas localizadas no Uruguai, Paraguai, Bolívia e Venezuela. No Brasil, as lojas, presentes em 20 estados, estão localizadas em sua grande maioria (80%) em shopping centers, ficando as demais em corredores comerciais, ou lojas de rua. Atualmente, são produzidos mais de mil itens, como jeans, moletons, blusas, bermudas, camisas e peças íntimas, com as etiquetas HERING, HERING KIDS (2 lojas), PUC (72 lojas) e DZARM (1 loja). A empresa possui 9 unidades produtivas: cinco em Santa Catarina, três em Goiás – contando a Unidade Santa Helena, e uma no Rio Grande do Norte.

Você sabia?
Em 2010 a HERING produziu 49.6 milhões de peças de roupas.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Um comentário:

  1. HERING REINAUGURA A LOJA DO SHOPPING IGUATEMI PORTO ALEGRE

    No dia 2 de abril, a Hering Store do Shopping Iguatemi Porto Alegre reabre suas portas com novo layout - projeto flagship -, mais moderno e dinâmico. Além das novidades na arquitetura, os clientes conhecerão a coleção outono 2012 da marca.

    ResponderExcluir