25/03/2012
Valentino Garavani
Valentino | |||
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Valentino | |||
Nome completo | Valentino Clemente Ludovico Garavani | ||
Nascimento | 11 de maio de 1932 Voghera, Lombardia Itália |
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Ocupação | Estilista |
O Wikipédia o define assim:
Valentino Clemente Ludovico Garavani (Voghera, 11 de maio de 1932), conhecido apenas como Valentino, é um estilista italiano. Entrou no mundo da moda em 1950, quando era ainda adolescente e se mudou para Paris para estudar. Sua casa de moda está entre os impérios de moda mais famosos do mundo.
Valentino tem em mente que: "nenhum homem gostaria de sair com uma
mulher que parece um homem" por isso seus modelos são extremamente
femininos e possuem características próprias como os cortes
diferenciados de sua grife,que é querida por famosos do mundo inteiro é
uma das mais poderosas grifes do mundo; a marca Valentino também possui
uma linha de cosméticos e de perfumes famosos como Rockin Rose e V.
Valentino Clemente Ludovico Garavani nasceu em 1932, em Voghera ao norte de Milão, na Itália.
Desde criança já se interessava por desenhar figurinos para o cinema,
sua grande paixão. Estudou na França, trabalhou com Guy Laroche e Jean
Deses. Em 1959, abriu seu primeiro estúdio em Roma, no renomado endereço
da Via Condotti. Três anos mais tarde, sua primeira coleção estreou no
desfile Gotha em Florença. Foi um sucesso.
Desde então seu logotipo em “V” ganhou o mundo, tornando-se uma das
marcas mais famosas e conhecidas do planeta. No ano de 1967, lançou a
coleção denominada Valentino’s White, onde o famoso “V” apareceu pela
primeira vez. Na década de 60, várias estrelas de Hollywood descobriram a
moda da marca Valentino,
impulsionando-a para sua expansão internacional. Porém, essa expansão
só se tornou possível, quando no final desta década, Valentino conheceu
Giancarlo Giammetti, que acabou por se tornar seu sócio.
Em 1972, introduziu sua coleção masculina e feminina “ready-to-wear”,
além de inaugurar sua primeira boutique na cidade de Roma e outra em
Milão. Nos anos seguintes introduziu em sua linha produtos como jeans
braceletes e colares, camisetas, além de uma linha de decoração que
incluía tecidos, estampas, papel de parede e móveis.
Em 1978, lançou seu primeiro perfume em noite de gala na cidade de
Paris. A expansão da marca VALENTINO continuou com abertura de boutiques
nos Estados Unidos e Japão. O ano de 1989 foi marcado pela inauguração
da Academia Valentino, um espaço para apresentações de arte. Valentino é
reconhecido mundialmente e está no topo alta-costura italiana.
Em 2008, Valentino anuncia que encerrará suas atividades no mundo
fashion, em um desfile em Paris onde ele diz colocar junto 45 anos de
carreira.
O mesmo lamenta por não ter tido a oportunidade de preparar um herdeiro
a altura para sua grife.Após a saída do mestre Valentino o cargo na
criação da maison fica nas mãos de Pier Paolo Piccioli e Maria Grazia
Chiuri.
Bom... Valentino é Valentino e não tem o que discutir... Segue então uma reportagem com a coleção Outono/Inverno 2012:
Valentino mescla transparência e austeridade para princesas modernas
A grife Valentino, há dois anos tendo como diretores artísticos Píer Paolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri, apresentou em Paris sua visão de alta-costura com olho na moderna realeza, que tem ocupado as páginas de jornais e revistas.
A maioria dos modelos na medida para suas recepções e festas, não apenas para o dia a dia real. Claro, com alguns ajustes, afinal as transparências em várias peças são apenas para passarelas e não cabem para princesas e duquesas. E também para celebridades, algumas presentes na apresentação, como a atriz Anne Hathaway.
Vestidos leves sem exageros, que acompanham a silhueta de forma mais fluida na parte de baixo, vêm com brocados, dévorés em veludo, fios dourados nos bordados e muita renda chantilly. A inspiração veio da realeza russa, destronada na segunda década do século 20.
A partir daí apareciam os vestidos de corte minimalista, com sua riqueza explícita nos bordados e nos luxuosos tecidos. Capas tipo pelerine, saias compridas, combinadas com paletós ajustados, aplicações nos casacos, vestidos e saias longos ou pelos joelhos traduziram a coleção que conferiu certa austeridade aas modelos, por conta do corte e da cor negra em algumas peças.
O vermelho, ícone da grife, coloriu a coleção pontuada de tons neutros, como nude, prata e ouro velho. O branco também esteve presente, confirmando a tendência para uso em ocasiões formais. O cabelo, dividido ao meio, vinha enfeitado com tiaras, como de princesas. Nas unhas, esmalte escuro. Tudo para emoldurar a inspiração dos criadores da tradicional grife italiana, que escolheu fazer o desfile numa casa do século 18, da família Rothschild, e que já pertenceu ao espólio de Louis XVI.
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