domingo, 4 de março de 2012

Personalidades... Jefferson Kulig...

Jefferson Kulig

Ano de nascimento: 1972

Local: Curitiba (PR)

 
Da redação
O paranaense Jefferson Kulig atua na fronteira entre arte, moda e pesquisa de materiais.

Com marca própria há 12 anos, faz coleções conceituais, com referências às ciências, arte, música literatura. Muitas vezes, a complexidade de seus desfiles causa desconforto no público.

Mas ele já está acostumado com isso. Era desconforto o sentimento dos tecelões empregados na fábrica de tricô de seus pais, no Paraná, quando Kulig, ainda garoto, já trabalhava lá.

Ele gostava de propor novas padronagens e rompia tradições, deixando os empregados de cabelo em pé. Mas eles reconheciam que os resultados eram sempre combinações de muito bom gosto.

Curitibano, Kulig chegou a se formar na faculdade de economia, mas como não era possível negar a vocação para a moda, partiu em busca de especialização. Em 1993, foi estudar estilo e criação no Studio Berçot, de Paris, com Marie Rucki.

De volta ao Brasil, lançou a marca própria e iniciou uma parceria com a Rhodia que renderia alguns desfiles e o desenvolvimento de tecidos especiais de alta tecnologia.

Um desses tecidos, uma espécie de borracha vulcanizada, tornou-se a marca do estilista ao longo de várias coleções. Os resultados remetem sempre a uma visão futurista.

Jefferson Kulig estreou no São Paulo Fashion Week em 2003, lançando a coleção outono-inverno. Desde então, tem participado dos desfiles.

Além da moda, dedica-se também às artes plásticas. Recentemente, foi premiado no Salão Paulista de Arte Contemporânea.

SPFW Inverno 2012

Com peças de shape simples, viés esportivo e que aparecem coordenadas entre si, Jefferson Kulig descomplica o jeito de vestir. T-shirts com print floral são usadas sobre leggings. Saias evasê, ora são combinadas aos tops, ora a blazer alongado. Especialista em mesclar tecidos e materiais de forma inusitada, ele também fez uma série de vestidos estilo maxicamiseta com colagens de couro sintético, organza e musseline. Em tons de preto, rosa e ônix as roupas ganham facilmente as ruas ao lado de botinhas ou um bom par de flats.

Nenhum comentário:

Postar um comentário